Prayer

Como se deve orar

Jesus disse que o Pai sabe das nossas necessidades antes mesmo que coloquemos nossos joelhos no chão para orar (Mt 6: 5-8). O mais importante é conhecer o que a bíblia diz. Os versículos que ela lhe mostra é para que você os use em seu benefício. Assim, você pode ter a certeza de que suas orações serão ouvidas e respondidas (Mc 11: 24; Jo 14: 13-14; Jo 15: 16; 1 Jo 5: 14-15). Para fazer uma oração que move o coração de Deus é necessário reverência e concentração da sua parte, entrar em Sua presença sem medo e sem as distrações que o (a) cercam e abrir o seu coração para Ele, ou seja, falar o que você pensa, sente e precisa, como se fala com um amigo que você gosta muito, pois Deus é amor. A bíblia diz que não sabemos orar como convém, mas o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis diante do Trono (Rm 8: 28). Ao entregar a sua boca a Ele, você vai começar a perceber como se ora. Cada um de nós tem uma maneira própria de falar com Ele. É o Espírito Santo que nos ensina todas as coisas.

Nós oramos ao Pai em nome de Jesus. É pelo nome do Seu Filho que o Pai nos concede o que pedimos (Jo 15: 16b; Jo 14: 14; Jo 16: 24). Você pode até falar para o Senhor as dores e os sentimentos ruins que você está sentindo, mas para que a sua oração seja leve e eficaz, use o versículo que Ele lhe deu para falar dos benefícios que você vai receber com ela e exalte o Seu nome e o Seu poder acima de todas as coisas. Não se esqueça de agradecer-Lhe pelas bênçãos que Ele lhe dá todos os dias. É preciso separar um tempinho para a oração, diariamente. Tente, e você vai começar a querer mais e mais conhecê-lo. A oração também ajuda você a ouvi-lo.

Uma dica que eu acho importante deixar aqui: cuidado com as palavras que saem da sua boca durante uma oração, pois ao invés de serem instrumento de libertação e bênção, elas podem ser limitantes, tanto na sua vida como na vida da pessoa por quem você está orando. Por exemplo: evite as frases repetitivas do tipo: “eu não tenho”, “ela (ele) não tem”, “eu não posso”, “ele (ela) não pode, Senhor!”, etc. etc., principalmente se você estiver orando por uma necessidade financeira, pois se você pede a liberação do dinheiro para pagar suas contas, mas fica repetindo que “não tem, não tem, não tem”, o que você acha que vai acontecer no mundo espiritual? Deus sabe que você não tem e vai liberar o dinheiro para você, mas demônios se valem dessas palavras negativas para reter, para impedir que sua bênção chegue através de outra pessoa levantada por Deus para te ajudar. São os segredos do reino do céu que Jesus contava em particular para os Seus discípulos. Quando nós falamos “o mundo espiritual”, nós estamos nos referindo ao que a bíblia chama de “lugares celestiais ou regiões celestiais” (Ef 1: 3; 20-23; Ef 2: 6; Ef 3: 10; Ef 6: 12), onde estão anjos e demônios, bênçãos e maldições, as “sujeiras” da nossa alma, que trazem confusão aos pensamentos e desequilíbrio aos sentimentos; as barreiras e armadilhas de Satanás usando culpa, acusação e maneiras erradas de agir, pensar e compreender suas estratégias sujas; o peso dos pecados (nossos e de outros). Fale a Deus que você não tem naquele momento e está precisando, mas que Ele é o Senhor de todas as coisas, que pode lhe dar tudo o que você precisa; não só dinheiro, mas saúde, vida, amor, paz, descanso etc. Por isso, o versículo bíblico que Ele lhe dá naquele momento é a verdadeira espada que vem cortando a impossibilidade e trazendo Sua bênção para você. Assim, oração deixa de ser uma queixa, uma reclamação e passa a ser uma exaltação do Seu poder. Deus passa a ser maior do que o problema. O apóstolo Paulo escreveu: “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos” (Rm 8: 26-27). Entendeu agora? Sem o Espírito Santo e sem a palavra de Deus na nossa boca não se pode orar.

Exemplos de oração

Aqui eu coloquei uma oração bem simples como exemplo para os principiantes na fé e outra para quem já caminha há mais tempo com o Senhor, usando como base uma passagem do evangelho. A explicação sobre a oração do Pai-Nosso, está na página de estudo correspondente ao tema.


menina Oração sincera


Pai celestial,
Olha para mim e lembra-te de que tu que me criaste e me separaste para ser teu. Responde às orações mais profundas, por vezes silenciosas e incompreensíveis, que brotam do meu coração. Desejo ser ouvido por ti como uma criança que tem a atenção do pai. Mostra-te a mim para que eu te conheça de verdade e possa te agradecer por ter nascido e por ter sido escolhido. Não desprezes as minhas mais simples necessidades, pois são elas que me fazem sentir humildemente dependente de ti e me dão a certeza de que tu és maior do que tudo o que parece impossível para mim. Dá-me uma vida simples onde a força do teu amor possa matar minha sede, fortalecendo-me para prosseguir, e enche-me com a tua sabedoria para administrar as grandes bênçãos que tu tens a derramar sobre mim. Livra-me de todo o mal e das lembranças ruins do passado, ensina-me dia a dia para que eu possa trilhar o caminho do bem e dá-me sempre a segurança de me sentir amado e aprovado por ti. Preserva-me na inocência e na pureza da infância. Concede-me a felicidade de viver numa família unida e o privilégio de ter um trabalho reconhecido e honrado, pois a ti eu tudo consagro, a fim de que a glória das minhas conquistas pertença somente a ti. Eu também te agradeço pelas bênçãos que tu me dás todos os dias, e sei que receberei o que peço. Amém.


Os discípulos a caminho de Emaús Jesus jamais nos decepciona


Ele jamais nos decepciona (inspirado em Lc 24: 13-35 – os discípulos no caminho de Emaús): Senhor, tu tens sido meu refúgio e fortaleza e sei que estás ao meu lado quando tudo parece escuro e incerto. Muitos podem não acreditar nas tuas promessas, mas eu sei que tudo o que tu falaste a meu respeito se cumprirá. Como os discípulos a caminho de Emaús se sentiram desamparados, frustrados e decepcionados com a tua morte, pois pareceu uma mentira tudo o que havias pregado e profetizado, posso me sentir assim quando não vejo resultado nas minhas petições ou quando percebo a incredulidade dos que estão à minha volta. Entretanto, a fé dos discípulos foi reavivada quando tu te mostraste vivo, cumprindo todas as palavras dos profetas. Eles conheceram a tua fidelidade e souberam que tu jamais desamparas ou decepcionas os que são teus. Portanto, Senhor, aviva a minha perseverança e a minha fé na tua promessa. Mostra-me que tu és capaz de fazer infinitamente mais do que tudo quanto posso pedir ou pensar, conforme o teu poder que opera em mim. E o teu Espírito é esse poder gerador de vida que me faz crer no impossível. Que hoje ele encha o meu espírito e me leve a conhecer os milagres que tu separaste para os que te são fiéis. Amém.


2 Cr 7: 12-14 O Senhor quer ouvir a oração sincera do Seu povo


“De noite, apareceu o Senhor a Salomão e lhe disse: Ouvi tua oração e escolhi para mim este lugar para casa do sacrifício. Se eu cerrar os céus de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2 Cr 7: 12-14).

Quem Somos

Somos famílias cristãs que, sob o governo de Jesus Cristo, buscam edificar uma comunidade acolhedora e

Fale Conosco

Telefone : (55) 11 5555-6666

Whatsapp: (55) 11 95555-6666

Onde Estamos

arrow_upward