Escolha um horário adequado. Lembre-se de que as pessoas são ocupadas, e provavelmente não serão capazes de comparecer em certos momentos do dia. Por exemplo, se você marcar sua reunião na parte da manhã ou em uma sexta à noite, muitos deixarão de aparecer. Tente escolher um horário que seja conveniente para as pessoas, como um domingo à tarde ou algum dia de semana à noite.
2
Envolva a liderança da igreja. Mesmo que queira fazer uma reunião de oração fora da igreja, você precisa envolver seu pastor. Por si só, isso garante que as pessoas respeitem a legitimidade do encontro.
3
Escolha um local. Geralmente, reuniões de oração são realizadas em salões de oração ou em qualquer outro lugar dentro das dependências da igreja. Apesar disso, você também pode fazer as reuniões em outros lugares, como a sua casa, por exemplo. Seja como for, certifique-se de que o local esteja limpo e pronto para receber os irmãos.
4
Anuncie a reunião para todos os membros da congregação. Faça isso durante o culto, envie cartas ou e-mails. Tente envolver o máximo possível de pessoas, a fim de fortalecer suas orações.
5
Incentive os irmãos a comparecerem às reuniões. Algumas pessoas ficam receosas de se juntar a um grupo novo. Converse com elas individualmente e incentive-as a comparecer. Às vezes, tudo que alguém precisa para participar é um empurrãozinho.
6
Decida o formato da reunião. Você pode manter todo o grupo unido para as orações. Se for um grupo realmente grande, pode ser necessário dividi-lo em grupos menores. Uma alternativa seria pedir a cada pessoa que ore por uma questão específica, ou mesmo designar pequenos grupos para fazer isso.
7
Planeje as reuniões com antecedência. O planejamento faz a diferença entre uma reunião fervorosa e uma completamente maçante e ineficaz. As pessoas precisam de orientação, categorias para oração, modelos e limites. Ao planejar tudo com antecedência, você conseguirá manter as pessoas interessadas.
8
Escolha questões pelas quais orar. Essas questões precisam ser relevantes, de modo que as pessoas tenham um objetivo claro. Isso fará com que todos continuem motivados a comparecer às próximas reuniões.
AD
Parte2
Conduzindo a reunião de oração1
Considere iniciar com alguns minutos de silêncio e meditação. Um curto período em silêncio pode ajudar as pessoas a se conectarem com Deus. Incentive os participantes a se concentrarem completamente no Senhor durante este tempo.
2
Algumas instruções podem ser úteis antes que se iniciem as orações. Muitas pessoas precisam ser instruídas para se sentirem mais confortáveis durante a reunião. Para elas, isso pode fazer a diferença entre comparecer ou não da próxima vez.
3
Fale brevemente sobre os pedidos de oração. É uma boa ideia permitir que os presentes façam seus pedidos pessoais. Porém, tente evitar que o tempo desta conversa supere cinco minutos. Do contrário, sua reunião de oração pode facilmente se transformar em uma reunião social.
4
Leia uma passagem curta da bíblia. Isso não é realmente necessário, mas pode ajudar as pessoas a entrarem em contato com a espiritualidade do momento. Escolha uma passagem curta, de modo que sua leitura não supere 10 minutos.
5
Ore. Afinal, esta é a ideia da reunião. Se você permitir que as pessoas conversem o tempo todo ou leiam capítulos inteiros da bíblia, o encontro se desvirtuará do propósito original. Certifique-se de manter o foco da sua reunião. [1]
6
Varie. Torne cada reunião um pouco diferente da anterior. Você pode aumentar ou diminuir o tamanho do grupo, definir um dia de orações confessionais, cantadas e até mesmo um dia dedicado apenas a atender pedidos de oração.
7
Permita que as pessoas orem por curtos períodos. Deixe-as orar quando sentirem o desejo de fazer isso, em vez de fazer uma roda e seguir o sentido anti-horário, por exemplo. Além de demorado, este método é muito forçado, o que impede a espontaneidade das pessoas, fazendo-as simplesmente completar a oração de outra pessoa.
8
Ore por um assunto de cada vez. Feito isso, passe para a questão seguinte. Você só deve mudar o assunto quando esgotá-lo totalmente. Isso impede que os irmãos se percam e fortalece as orações. [2]
9
Orar por uma hora pode parecer difícil, mas se dividir este tempo em orações curtas, cantadas, silenciosas e recitadas, você perceberá que o tempo irá passar mais rápido do que você imagina. Quando menos esperar, a reunião terá chegado ao fim.
10
Assim como todos os outros momentos da reunião, seu encerramento também deve ser feito adequadamente. Uma boa maneira de fazê-lo é lendo uma passagem bíblica relevante.
Parte3
Aproveitando ao máximo a reunião de oração1
Seja paciente. Algumas pessoas não estão acostumadas a orar por uma hora, outras têm dificuldades para orar em voz alta. É tudo questão de prática. Com o tempo, seu grupo irá crescer e se fortalecer. [3]
2
Permita a espontaneidade. Para garantir o bom andamento da reunião, as pessoas precisam se sentir confortáveis. Crie um ambiente no qual elas saibam que são livres para orar com todo seu coração e mente. Dentre outros benefícios, isso faz com que mais pessoas queiram participar. [4]
3
Inclua crianças, se for o caso. Por mais difusa que seja a atenção de uma criança, ela pode facilmente ser incluída em uma reunião de oração. Muitas vezes a criança apreciará a oportunidade de orar em voz alta e participar ativamente, trazendo uma nova energia para os encontros.
4
Seja grato. Quando Deus responder às suas orações, expresse sua gratidão. Não deixe de compartilhar este sentimento maravilhoso com o grupo.
5
Passe algum tempo com seu grupo após a reunião. Você pode providenciar um lanche para os presentes. Isso ajuda a unir o grupo e animar as crianças.
Somos famílias cristãs que, sob o governo de Jesus Cristo, buscam edificar uma comunidade acolhedora e
Telefone : (55) 11 5555-6666
Whatsapp: (55) 11 95555-6666
Igreja Cristã da Família - Av. Demonstrativo, 999 – | São Paulo